Participam da 6ª Edição do Projeto Repente na Escola os repentistas João Santana (idealizador do projeto), Chico de Assis, Valdenor de Almeida, Donzílio Luiz, Chico Ivo e João Neto.

 

João Santana Repentista

João Santana Repentista

JOÃO SANTANA

Poeta Repentista, Escritor, Produtor, Músico autodidata, Compositor e Diretor Musical. Acumula 7 vitórias consecutivas em competições regionais de repentistas; Representou o Repente brasileiro no “20º Festival de Romerías de Mayo” em Holguín, Cuba (2013); Recebeu o prêmio na modalidade Desafio na 2ª Edição do Festival Nacional de Viola – Voa Viola, em 2012 em Cuiabá; Desde 2002 constitui dupla com o renomado repentista potiguar Chico de Assis; Fez viagens ao Nordeste (PI, CE, RN, PB e PE), São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás, para atuar em shows, festivais de repentistas, cantorias, entrevistas e participação em programas de rádio e televisão; É autor, repentista e instrutor de oficinas no Projeto Repente na Escola, DF (2004, 2012, 2013 e 2014); Apresentou o programa de rádio Repente Brasília, na Rádio Cultura; Participou incluindo os cargos de direção musical, ator, adaptador de texto e cantador de peças teatrais e musicais; Produziu e dirigiu álbuns musicais diversos, jingles e vídeos; Tem diversas composições gravadas por artistas do Rio Grande do Norte e Pernambuco; Ganhou 3º Lugar no Festival de Música da UnB em 2003 (melhor banda no júri popular), ocasião em que Éllen Oléria ganhou 1º Lugar; Participou de 6 filmes, de longa e média metragem; Publicou mais de 10 folhetos de cordel; Foi coprodutor de Encontros de repentistas e cordelistas e eventos diversos; Atua como arte-comunicador por meio de Música, declamação, Cordel e Repente e organiza eventos e projetos culturais.

 

CHICO DE ASSIS

Chico de Assis Repentista

Chico de Assis Repentista

De Alexandria (RN), repentista desde 1982, foi radialista em 7 programas no Nordeste, participou de mais de 300 festivais de Repente, presidiu duas associações de repentistas. Quando Diretor da Casa do Cantador (DF), realizou vários eventos e festivais regionais e nacionais de Repente. Foi Conselheiro de Cultura de Ceilândia/DF, ministrou oficinas de poesia popular em escolas, universidades, presídios e várias instituições no Brasil, no Timor Leste e Cuba. Tem participação em 5 livros, 26 cordéis editados, 7 CDs e turnê na França. Participou de vários programas de TV e 7 filmes. Coordenou, entre muitos projetos e eventos, o I e II Encontro Nordestino de Cordel e os I, II e III Encontros dos Campeões do Repente em Brasília.

 

VALDENOR DE ALMEIDA

Natural de Pombal/PB, iniciou a carreira em 1984 em seu esta-

Valdenor de Almeida Repentista

Valdenor de Almeida Repentista

do natal, onde apresentou programas em emissoras de rádio durante 4 anos, mudando-se para Brasília em 1990. Como repentista, participou de mais de 40 festivais como concorrente, e em outros, como membro de comissão julgadora. Realizou centenas de cantorias e cantou várias vezes em programas de televisão. Participou de diversas atividades culturais e manifestações populares, promovidas por sindicatos e outras entidades. Foi coordenador de projetos da Casa do Cantador do Distrito Federal de 1995 a 1998, entre eles, O Projeto Cantoria Escola, apresentado nas escolas públicas do DF, que teve edição e distribuição de mais de 20.000 folhetos de cordel. Cantou durante homenagem a Fernanda Montenegro no salão Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Participou dos filmes: “O Encontro de Cego Aderaldo com Robert Johnson” do cineasta Jesivan e “O Vaqueiro Voador” de Manfredo Caldas. Em dupla com João Santana, obteve por cinco vezes o primeiro lugar em Festivais Regionais de Repentistas do DF. Em dupla com Chico de Assis, participou do 9º Encontro de Literaturas, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG, em novembro de 2008. Participou das 3 Edições do Projeto “Culturas Integradas” (2008, 2009 e 2010), do Projeto “Xilogravura e Literatura de Cordel” (2010), do Projeto “De Repente na Feira” (2010), do Projeto “Repente na Escola – 2ª Edição” (2012).

 

CHICO IVO

Chico Ivo

Chico Ivo

Francisco Ivo Peixoto nasceu em Jaguaretama (CE), reside em Brasília, canta desde os 15 anos de idade, tem dois CDs gravados, participou de diversos festivais e campeonatos de cantadores. Profissional respeitado como um dos grandes improvisadores da categoria e premiado em mais 50 festivais em todo Brasil. Já obteve 1º Lugar em festival competitivo ao lado de Ivanildo Vilanova (considerado o maior cantador da profissão do Repente).

 

JOÃO NETO

 

João Neto

João Neto

João Neto de Souza nasceu em Luis Gomes (RN), canta desde os 20 anos de idade, reside em Brasília, tem cinco CDs gravados e um DVD. João Neto já concorreu em mais 100 festivais de repentistas, cantou em festas de quase todos os Estados brasileiros, fez cinco programas em emissoras de rádio no Nordeste e em São Paulo.

 

DONZÍLIO LUIZ

Nascido em São José do Egito, Pernambuco, é Poeta, Repentista e Escritor.

10 livros publicados, diversos folhetos de cordel, 03 CDs gravados e participação em inúmeras coletâneas culturais.

Reconhecido como Mestre Griô pelo Ministério da Cultura.

Tem verbete no Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos.

Membro da ATL (Academia Taguatinguense de Letras); Membro-fundador da Academia Ceilandense de Letras e artes populares (ACLAP), da qual foi presidente; Membro da Academia de Trovadores de Brasília; Atual Presidente da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno; Filiado ao Sindicato dos escritores do Distrito Federal.

Palestrante e oficineiro junto a eventos, colégios e faculdades, em Ceilândia e outras cidades do DF.

Participação em alguns filmes, com destaque para Hollembach, Um Herói no Coração do Brasil e Ferreira Goulart (Filmes amadores).

donzilio

Donzílio Luiz

Share This